treino canino Pastor alemão
Isto e aquilo

Um dia de cão

Muitas pessoas usam o termo “um dia de cão” para dizerem que o seu dia foi muito mau, mas a minha opinião é bastante diferente.

Um dia de cão, relembra sempre o filme do Al Pacino de 1975 “Dog Day Afternoon”, que relata acontecimentos dramáticos. Mas para mim, ter um dia de cão, é o mesmo que ter um dia fantástico.

Comecemos pelo início do dia!

O meu cão, um pastor alemão de 2 anos, quando acorda –  a primeira coisa que faz, é colocar o focinho junto à minha cara recebendo um bom dia e mimos imediatos. Logo de seguida, e sabendo que eu não o faço esperar pouco mais que uns minutos, aguarda pacientemente pelo primeiro passeio do dia.

Segue-se assim uma hora de caminhada, com os primeiros raios do dia. Um passeio em que o meu cão desfruta de liberdade, muito exercício, novos cheiros e sem grandes correções.
Ao chegar a casa recebe como recompensa, a sua primeira refeição! Refeição esta, para a qual não teve que trabalhar, ir às compras ou sequer prepará-la.

Após comer, deita-se tranquilo e acaba por dormitar algumas horas. Depois de alguns mimos e interações ou treinos curtos – segue-se o passeio da hora do almoço.

O segundo passeio do dia

Mais uma hora de interações com outros cães, brincadeiras, novos cheiros e exercício mental e físico. Obviamente que após retornar a casa tem direito a uns biscoitos ou treats naturais.

Durante a tarde volta a dormitar, observa a rua sem grandes preocupações, brinca e assim vai passando o dia. Ao fim do dia tem novamente um grande passeio.

O terceiro passeio do dia

Um passeio cheio de atividade, interação com outros cães, brincadeiras e mais exercício. Por vezes o passeio é junto à beira mar, outras vezes no campo ou na floresta, onde pode correr e explorar trilhos novos, deixando o seu instinto canino funcionar em pleno.

Ao regressar a casa espera-o novamente uma refeição preparada com carinho, que lhe é oferecida, sem ter que fazer absolutamente nada para a obter, a não ser esperar sentado até que lhe seja dado um “OK”. Após comer volta a descansar, brinca e recebe mimos.

Durante o dia também é escovado, limpo, mimado e tratado como um principe (que é), tem uma cama fofa sempre lavada, uma manta aconchegante onde faz as suas multiplas sestas, tem brinquedos à disposição e companhia.

O último passeio do dia de cão

Após o serão passado, tem direito a um último passeio noturno, contando com mais meia hora de novos aromas, exercício e brincadeira antes de regressar a casa. Quando chega, sabe que recebe sempre uma recompensa deliciosa, e muito carinho antes de ir dormir.
Todos os dias na vida do meu cão, são verdadeiros dias de cão!

Honestamente um dia de cão, é um dia maravilhoso, sem grande stress, sem preocupações, sem ter que trabalhar horas para poder viver em pleno, usufruindo de carinho, atenção e tendo todas as necessidades cobertas.

Se tem um cão, dê-lhe a vida que merece, a vida que no fundo todos gostariamos de ter! Não vale a pena ter um animal de companhia, sem poder dar-lhe o que precisa, sem ter tempo para partilhar com ele, sem o manter exercitado em vários passeios diários, estimulado, bem nutrido, tratado e mimado.

Na Comunicães fazemos passeios diferentes com o seu cão!