cão weimaraner bebé atento
Comunicação com cães

Sabe como comunicar com o seu cão?

Sabe como comunicar com o seu cão? Se adquiriu um cão recentemente, pode ser útil saber o significado dos sinais comunicativos do animal. Ajuste o seu comportamento quando necessário e seja capaz de conhecer melhor o seu patudo. Com este artigo, poderá aprender as várias formas de comunicação do seu cão.

Comunicar com cães é fácil!

Comunicar com cães e fácil se você for um cão, mas como é um humano pode ser mais complicado. Ao aprender mais sobre a comunicação canina, poderá reagir a problemas que o cão demonstre antes das situações avançaram. Deixar de perceber pequenos indícios de stress ou insatisfação pode levar rapidamente a comportamentos mais agressivos.

O poder do silêncio 

Os cães fazem gestos e sons usando o focinho e o corpo para se expressarem, assim como os seres humanos. Aprender os hábitos e os movimentos do seu cão apenas observando, irá permitir-lhe que compreenda melhor o seu comportamento comunicativo.

A grande parte da comunicação e da linguagem de um cão é subtil.

Existem vários gestos que o cão pode fazer que farão sentido para si mesmo sem explicações. Outros terá que observar para aprender. Mas assim como cada pessoa é única, cada cão também é único.

Olhos nos olhos

Pense em como se sente quando alguém o olha fixamente, em vez de fazer um contacto visual normal. Assim como você pode achar que o gesto indica um confronto, os cães também se sentem confusos e /ou ameaçados. Um cão que desvia o olhar está a ser educado e quer evitar confrontos. Mesmo assim, deve treinar o seu cão e conseguir fazer contacto visual. Como forma de se comunicar é extremamente útil que ele mantenha o foco em si.

Reforço Positivo

A forma de treino canino mais eficaz é chamada de reforço positivo – considerada a melhor forma de treino, segundo cientistas do comportamento animal, saiba mais neste artigo do Academic Journal of Canine Science.
Seja a maior recompensa da vida do seu cão e ele ficará ansioso para fazer tudo o que você quer. Sabe comunicar com o seu cão? Veja nos nossos serviços como poderemos ajudá-lo.

Ao aprender mais sobre a comunicação canina, você poderá reagir a problemas que o seu cão demonstre antes das situações acontecerem. 

fotografia de cão

Reforço positivo – que significa recompensar o cão sempre que ele tiver um bom comportamento, para que assim passe a repeti-lo com frequência

Aprenda a observar o seu cão

A maneira como o seu cão coloca o corpo pode mostrar o seu humor e as suas emoções. Muitos destes sinais são subtis e aprender todas as posturas do seu cão pode ser um processo demorado. No entanto o esforço vale sempre a pena!

Sabe como comunicar com o seu cão? Saiba interpretar desconforto ou inquietação do seu cão. Saber quando o seu cão está a sentir-se desconfortável ou inseguro pode ajudá-lo a perceber as necessidades dele e apoia-lo quando necessário.

Se o seu cão andar de um lado para o outro, pode estar nervoso, mas também pode ser um sinal de animação ou mesmo de tédio.

Aprenda sobre as posturas do seu cão

Quando um cão se sente ameaçado pode eriçar os pelos das costas. Esta tática é uma tentativa de tentar parecer maior do que o normal. Esta não é uma postura necessariamente agressiva, mas sim de estado de alerta, preparado para qualquer situação. Um cão em stress pode atacar, por isso tenha mais atenção quando os pelos dele estiverem eriçados.

Um cão assustado ou inseguro pode se baixar. Caso o animal fique levemente para baixo, pode estar nervoso ou submisso. Ele também pode arquear as costas, tendo as patas traseiras fletidas e a cauda para baixo até enfrentar o foco da sua preocupação.

Se um cão ergue uma pata enquanto mantém a maior parte do seu corpo longe de uma pessoa, animal ou objeto está a demonstrar perplexidade. Se inclinar a cabeça para um dos lados, significa que está a ouvir, mas também pode indicar que está confuso e que aguarda mais informações/ indicações.

Posturas da cauda do cão

Se a cauda do seu cão estiver para baixo e abanar lentamente, pode significar que está confuso e a pedir uma explicação, ou a ver se um objeto novo  representa uma ameaça.

Quando a cauda do cão estiver levemente para baixo e parada, ele está alerta e em observação. Se estiver para baixo, mas ainda com movimento, também poderá indicar insegurança.

Se a cauda estiver para baixo e se mexer levemente, pode significar que o cão está triste ou a sentir-se mal.

A agressão pode fazer com que um cão ataque alguém ou outro animal. Reconhecer os sinais com antecedência poderá ajuda-lo a evitar situações complicadas antes que elas sejam iniciadas.

Quando a cauda do cão está para baixo ou entre as patas pode demonstrar ansiedade, medo e insegurança. A anca pode abanar nesta situação, o que pode dar a impressão errada de que o cão está contente. Esta postura também pode indicar que o animal precisa de carinho ou proteção.

Posturas agressivas do cão

O cão que parece congelar no meio de uma ação é porque se sente inseguro ou está a preparar um ataque. Que é bastante comum quando tem por exemplo um brinquedo na boca.

Se o seu cão se inclinar para frente e parecer muito rígido, provavelmente ele sente-se agressivo ou ameaçado. Esta postura ocorre como uma reação a uma situação que o cão interpreta como um desafio ou uma ameaça. A cauda fica para baixo ou entre as patas ou mesmo a abanar frenéticamente.

Quando um cão se sente ameaçado ou estiver a considerar atacar, o branco dos seus olhos provavelmente ficará visível quando ele enfrentar aquilo que o ameaça.

Se um cão estiver a demonstrar sinais de agressão, mas abanar a cabeça ou os ombros, pode já estar a chegar ao fim de um período de stress. Assim como quando fica alerta a uma ameaça ou anseia por um acontecimento que demora a ocorrer.

Sabe comunicar com o seu cão? Veja no vídeo exemplificativo como corrigir algumas das posturas agressivas redirecionando o foco do seu cão.

Os olhos do cão

Os olhos dos cães podem ser tão expressivos quanto os dos humanos. Deste modo, tal como você consegue ler os sinais dos olhos das pessoas, também poderá aprender a interpretar os do seu cão.

Contacto visual – se o cão fizer contacto visual consigo, pode ser para demonstrar educação, submissão ou respeito.
Encara-o de frente – se o seu cão o encarar demonstra um comportamento dominante e desafiador.
Olhos arregalados – se o cão arregalar os olhos, significa que está em alerta, quer brincar e está pronto.
Piscadelas frequentes – se o seu cão piscar com muita frequência os olhos, pode indicar que quer brincar.
Os olhos semicerrados – indicam que o cão se sente agressivo e está se está a preparar para atacar.

olho de cão

Aprenda a observar e interpretar os olhos do seu cão. Os olhos podem demonstrar diversas intenções comportamentais.

As orelhas dos cães e como interpreta-las

Estes membros do cão podem ser extremamente expressivos.

Se as orelhas do cão estiverem para frente, mas muito juntas à cabeça podem indicar agressividade.

Um cão cujas orelhas estejam a apontar para cima ou para frente  – está concentrado, a querer caçar ou brincar. No entanto, esta posição também pode indicar curiosidade ou a intenção de fazer algo, pois o cão também está a captar sons, que são parte do estágio inicial de uma caçada.

Se as orelhas estiverem afastadas e para trás, mas não achatadas –  o cão pode estar a sentir-se inseguro, triste ou ansioso.

Se as orelhas do cão estiverem achatadas ou descansadas –  o cão sente-se ameaçado ou com medo.

cão de orelhas levantadas

Uma das suas partes mais expressivas dos cães são as orelhas. Aprenda a ler os sinais, pois podem ser muitos e com variados movimentos combinados.

Observe a boca do seu cão 

Os cães também demonstram como se sentem através de expressões algumas faciais. Compreender as suas expressões pode ajuda-lo a interpretar os seus sentimentos e a se comunicar melhor com ele.

Os cães sorriem? acredite ou não, os cães podem sorrir. Embora seja difícil diferenciar um sorriso de um leve rosnar, se o resto da postura do cão indicar que ele está contente, então significa que está a sorrir.

Um cão que tenha os lábios apertados e os dentes expostos está a indicar claramente  agressividade. não significa, no entanto, que toda as vezes que ele mostra os dentes está a ser agressivo, você terá que prestar atenção a outros sinais. Se os dentes estiverem expostos, mas o focinho não estiver enrugado, este é apenas um sinal de alerta, ou de dominância e defesa do território.

Se o cão rosnar e deixar os lábios curvados, os dentes à mostra e o focinho enrugado, é um sinal de que ele está irritado e pronto para atacar.

O Bocejo e os seus significados

Um bocejo de um cão tem significados diferentes dependendo do contexto.

Assim como nós bocejamos quando estamos cansados, quando estamos envergonhados, stressados ou quando vemos outra pessoa a bocejar. Os cães usam o bocejo para aliviar a tensão, também quando estão confusos, ou quando se sentem levemente ameaçados, especialmente em situações novas ou quando conhecem outros animais.

Para os cães, bocejar parece ser tão contagioso quando para os humanos. Se você bocejar em frente do seu cão, ele pode interpretar o gesto como stress e, provavelmente irá se afastar de si para lhe dar um pouco de espaço. 

O cão lamber os lábios e bocejar, pode ser uma indicação clara de que ele se está a sentir stressado, ameaçado ou sob pressão. 


Agora saberá melhor como comunicar com o seu cão e como ele comunica. Todos estas posturas também foram descritas neste artigo da especialista em comportamento canino Victoria Stilwell.