Comando Senta
|

Como ensinar um cão a sentar – comando senta

Neste artigo vou passar-lhe os meus conhecimentos para treinar com o seu cão o comando SENTA usando os sentidos pela ordem correta.

Senta, senta, senta, seeeentaaaaa!!! Oiço isto centenas de vezes, já com o último senta quase gritado em tom de frustração.
E muitas vezes os donos não entendem porque o cão não se senta, pensam que o cão é muito teimoso, ou que finge que não sabe.

Os cães não sabem a nossa linguagem, o nosso vocabulário parece-nos simples, mas repetir uma palavra vezes sem conta, “senta”não faz com que o cão aprenda o seu significado, apenas reconhece a palavra.


Podíamos dizer “Galinha” ou “Pizza” e associar ao ato de sentar, para o cão uma palavra, é apenas um som e não uma ação.

Deveriam saber que os cães nascem com os ouvidos e olhos fechados, o primeiro e único sentido que usam é o faro. Aprendem a encontrar a mãe e os irmãos usando apenas o olfato. Ou seja, este é o sentido a que devemos apelar primeiro.

Portanto, para iniciar qualquer comando básico, devem ter convosco biscoitos/treats, sejam eles feitos em casa, ou comprados, algo que sirva de recompensa rápida e que o vosso patudo goste mesmo!

Os cães quando recompensados após uma ação positiva, guardam a experiência agradável, e vão querer repetir.


Deve apenas e só dizer SENTA quando o cão se senta por si, e dar a recompensa nos 30 segundos seguintes.

Passo a passo como ensinar o seu cão a sentar:

Primeiro passo:
Deve aproximar a recompensa junto do nariz do cão e deixá-lo cheirar;

Segundo passo:
Levante ligeiramente a mão acima da cabeça do cão –  sem qualquer palavra associada;

Terceiro passo:
Após o seu cão se sentar voluntariamente (pois ao levantar a cabeça para conseguir seguir a recompensa, sente necessidade de o fazer) associar a palavra SENTA e dê reforço positivo como:
Boa! Lindo/a! Yes! Muito bem! Ou Bravo!

Quarto passo:
Dê a recompensa o mais rápido possível – de preferência nos 30 segundos seguintes, o timing é fundamental.

Cão a receber recompensa

As recompensas devem ser pequenas e de alto valor, para premiar o momento.

Treinar o comando SENTA usando os sentidos pela ordem correta

Primeiro o Olfato, depois a Visão e no fim a Audição:
Aproxima a recompensa do nariz do cão, e ativa o Olfato, quando levanta a mão com a recompensa associa automaticamente um gesto e o cão usa a Visão, no fim a audição ao dizer a palavra “SENTA”.

Obviamente que mais tarde o seu cão precisará apenas de ver o gesto da mão a subir ou ouvir a palavra “SENTA” para associar à ação e sentar-se.

Em todos os momentos de treino, deve estar calmo e paciente, se o seu cão não entendeu, foi porque você não fez tudo corretamente, ou foi rápido demais, deixe-o descobrir sozinho. Não se zangue nem perca a paciência, o seu cão não aprende pela negativa.

Se por algum motivo o seu cão for mestre de Yoga (alguns mais raros são assim) e consegue esticar-se andar para trás sem pousar o rabo no chão – então dê uma ajuda e coloque a mão na parte de trás empurrando ligeiramente para baixo sem muita pressão. Seguindo os passos seguintes, premiando sempre!

Os treinos devem ser curtos e acabar sempre com um sucesso e bastante festejo:
Boa! Lindo! Muito bem! – o seu cão gosta de agradar, e nada o faz mais feliz do que sentir que você está feliz por algo que ele fez.

Não se esqueça que a palavra “SENTA” não deve ser dita vezes sem conta

Diga apenas uma vez SENTA e nunca antes, mas sim depois da ação nos primeiros treinos.
Ao repetir a palavra, só baralha o seu cão, e pode sem querer, estar a ensiná-lo “Senta, senta, senta” como um comando novo, e só à terceira é que irá funcionar.

Tem que dar tempo ao cão para ouvir o comando, processar e depois obedecer. Não se esqueça que os cães não são máquinas, e cada um tem o seu tempo certo.

Quanto mais cedo iniciar os treinos melhor, idealmente assim que o seu cão chega à sua nova casa é a altura certa para começar a aprender os comandos básicos. Tenha ele 10 semanas, 10 meses ou 10 anos, é sempre possível aprender.
Claro que muito mais fácil ensinar um cão muito jovem, pois é como uma esponja e absorve tudo rapidamente. Mas nunca é tarde para aprenderem!

Use o tempo de treino com o seu cão como uma forma de passarem tempo juntos, pode e deve ser muito divertido para ambos!


Estamos cá para o ajudar, fazemos treinos de obediência básica para facilitar todo o processo!
É melhor ensinar bem de início, do que mais tarde ter que corrigir problemas adquiridos, pois demora muito mais tempo.